Os Direitos Humanos

Epfafe amiga contínua dos Direitos Humanos

No âmbito do Projeto de Cidadania e Desenvolvimento as turmas de 11º ano, 16.11, e de 12º ano, 16.10 e 29.2, da Escola Profissional de Fafe, trabalharam o tema dos Direitos Humanos, no sentido de promover e capacitar os jovens para a união, a partilha, a igualdade, a fraternidade, permitindo a participação ativa de todos os membros da comunidade escolar, numa integração em todas as dimensões da vida da escola. Este Projeto visa preparar os jovens para a vida numa sociedade democrática, contribuindo para que sejam cidadãos ativos, informados e responsáveis, numa perspetiva multidirecional.

...

A atividade consistiu numa pesquisa aprofundada sobre várias temáticas incluídas nos Direitos Humanos, permitindo alargar o conhecimento dos alunos acerca do empenho e dedicação de algumas personalidades defensoras dos mesmos, da luta de várias mulheres, das culturas de vários países, de vários ditadores, das Guerras mundiais, de Martin Luther King, de Baraka Obama, entre tantos outros, para posteriormente debater, criar esquemas, apresentações e argumentar sobre a temática. ...

É fundamental refletir sobre a importância dos direitos inalienáveis das pessoas independentemente da sua raça, cor, religião, do sexo, idioma, da opinião política ou outra, origem nacional ou social, propriedade, do nascimento ou de outro


DIREITOS HUMANOS turma 16.10 e 16.11

No âmbito do Projeto de Cidadania e Desenvolvimento: “cujo tema escolhido foi Os Direitos Humanos, as turmas do Curso de Multimédia, 16.10 e 16.11 criaram a palavra humana construindo cada letrada mesma, reiterando a sua convicção de que o respeito pela igualdade é o sustentáculo do bem-estar da humanidade.

Além da palavra humana os alunos e professores dançaram a música Jerusalema, uma música do sul-africano Master KG, que fez sucesso em todo o mundo e se transformou no hit do verão europeu, caracterizado pela pandemia do coronavírus. A letra leva uma mensagem de esperança aos cinco continentes.

É possível ver vídeos de pessoas de todo o mundo a dançar esta música, nomeadamente grupos de companhias aéreas, de funcionários de hospitais, de religiosas nos conventos, de estudantes e crianças. Todos com a sua alegria e coreografia conseguiram pôr o mundo a dançar promovendo o distanciamento social e fazendo esquecer por alguns momentos a Pandemia em que vivemos nos últimos dois anos.

Ora os nossos alunos não ficaram indiferentes à mesma, já que a alegria é notória nas suas expressões!

Esta atividade decorreu no parque da cidade e, como era no dia mundial da dança, os alunos aproveitaram para dançarem todos com as dívidas precauções. Foi sem dúvida mais um dia memorável e divertido para os alunos que colaboraram na atividade e para as professoras envolvidas no mesmo: Cristina Mendes e Paula Martins!